segunda-feira, 31 de maio de 2010

EarthBound 64

O final dos anos 90 foi uma época frustrante para os fãs de EarthBound.

Primeiro, tudo eram flores. A Nintendo anunciou o terceiro jogo da série, entitulado MOTHER 3: The Fall of Pig King (A Queda do Rei Porco, numa tradução literal), ou EarthBound 64, nos EUA. A história se passaria uma década depois do fim de EarthBound, numa espécie de vila do interior com uma temática meio velho oeste. Flint, um caubói silencioso, estrelaria como personagem principal, junto com seus filhos, Claus e Lucas, e seu fiel companheiro canino, Boney.

Flint, o silencioso caubói, com sua arma característica, um bastão.

Flint visitando o hotel da vila.

Para um jogo de Nintendo 64, os gráficos estavam muito bonitos e os personagens bem animados. Diziam que seria um jogo bastante inovador para o console, com o uso do Rumble Pak nas batalhas, tempo de jogo de mais de 40 horas e uma experiência única para cada vez que alguém jogasse, por conta de vários caminhos diferentes a escolher para chegar ao fim.

Batalhas em primeira pessoa, mas com muito mais opções.

Para estender ainda mais as suas possibilidades, o jogo foi transferido para o N64DD (Nintendo 64 Disk Drive), um periférico que se acoplava na parte de baixo do Nintendo 64 e fazia com que o console aceitasse jogos em discos magnéticos e permitia que você fizesse várias coisas bacanas, como jogar de dia ou de noite de acordo com o tempo real, entrar na internet e jogar multiplayer, além dos blablablás técnicos de melhorar isso, aumentar aquilo e processar aquilo outro.

Nintendo 64 com o N64DD. Um trambolho de dar medo.

Entretanto, o desenvolvimento de EarthBound 64 estava muito lento. A equipe estava tendo muitas dificuldades com os gráficos em 3D e não estavam preparados para trabalhar com o N64DD. Com isso, a data de conclusão foi adiada inúmeras vezes.

Um tempo depois, a Nintendo percebeu que ninguém estava afim de comprar o tal periférico e este saiu de linha. O jogo então voltou a ser de Nintendo 64. Para piorar, a era do N64 estava chegando ao fim para dar espaço ao Gamecube. Mesmo já estando com mais de 60% do jogo pronto, os desenvolvedores não estavam mais muito animados em terminar o jogo e os fãs ficaram sabendo disso. Foi uma loucura. Cartas, abaixos assinados, tudo pedindo que não parassem de fazer o EarthBound 64, mas nada foi capaz de evitar que este fosse cancelado em 2000.

...

É mesmo uma pena, mas há quem diga que foi uma boa coisa. Afinal de contas, Shigesato Itoi voltou a fazê-lo para GBA seis anos depois, que é o MOTHER 3 que conhecemos hoje. A história se manteve próxima ao que seria à do EarthBound 64, com porcos, quimeras e tudo mais. Talvez ela tenha ficado até melhor, pois Itoi teve mais tempo de pensar se era aquilo mesmo que ele queria.

Veja um beta que foi lançado no Spaceworld, em 1999:



O que você acha? O jogo teria sido melhor como estava sendo feito para o Nintendo 64 ou está bacana do jeito que está?

E, mais uma coisa, o que você acha dessa screenshot?

33 comentários:

Verde disse...

Não gostei da idéia do Flint ser o personagem principaL :S

João Pedro disse...

bom,acho q poderiam lançar o m3 para o vc(é um centro onde vc baixa jogos antigos para o wii e paga 2 reais) so pra gente ver como ficou, e sovre a screenshot foffano, o q o ness ta fazeno ali???????????????????(ja era pra ele te virado po=P)as vezes ele fez a mesma coisa q o porky,joguem e descubram o q^^.
a, se alguem achar, me falem o link q tem o porky 3d.

Alex disse...

As vezes o Ness está no jogo só como um bônus... Só pra se divertir, tipo o Darth Vader no Soul Calibur.

=P disse...

Talvez o jogo realmente renha sido aprimorado, mas seria super jogar com o Flint!
Sobre o Ness, tem uma screenshot de Onnet destruída no EB64 (eu tava procurando mas não achei =/). Provavelmente ele teria um espaço no trama.

Ness BR disse...

Bom...Mother em 3D seria muito bom, pois a interatividade do jogo ia aumentar absurdamente,é claro se fosse bem feito a nível de Wii, imagina ainda poder jogar com mais de um jogador...Seria muito legal!
Mas...Que pena que a fantastica série acabou, pelo menos para encerrar Shigesato Itoi poderia ter feito um Mother em 3D...
Mas nem tudo são rosas e o que temos a fazer é esperar outro santo gênio começar uma nova série parecida com Mother ou alguém continuar...

É isso!!!!

João Pedro disse...

o =P, na ultima postagem tem o url da onett destruida nos comentarios, e so olha

João Pedro disse...

foffano, adoro suas tirinhas dos alternativos, continua fazeno elas q elas sao d+^^

Alex Foffano disse...

João Pedro:

Oh, descobriram minhas tirinhas!

Pois é, estou meio parado por causa da faculdade. O pouco tempo que me resta dedico à tradução. Mas pode ter certeza que vou continuar algum dia!

João Pedro disse...

é, pelo jeito tão preferino o m3 normal

.:: Iury ::. disse...

Sei lá, pra mim, o que importa num jogo não é necessariamente o gráfico,(claro que um jogo com persogens estilizados não é bem O JOGO) mas sim o enredo, M3 ja tem um enredo impressionante, imagine em 3D...

Verde disse...

( ESTE COMENTÁRIO CONTÉM UM POUCO DE SPOILER

Uma pergunta : em New Pork City , naquele cinema , aquilo é uma propaganda ou é outra coisa?

NOTA : Em Fourside (EB) , tem uma placa fazendo propaganda de M3

Verde disse...

**********SPOILERS*************

Sobre acima , estou me referindo ao filme que passa.

Oji Neko-san disse...

seria legal ter Onett destruída em Mother 3 no GBA mesmo =D

danibeibe disse...

Até poderia ser legal Mother3 para N64, mas o jogo iria sair totalmente do contexto original. Para GBA ficou mt melhor.

Marcel Santana disse...

Pelo trailer dá pra pensar num jogo muito diferente da versão para o Snes. Acredito que foi uma pena não lançarem esse jogo. Essa temática velho-oeste ia ficar bacana!

Anônimo disse...

oi, eu sou Duble(Goku rsrsrs...),se tivesse como se comunicar com a Nintendo(ou o Itoi), eu pelo menos tentaria convencer a Nintendo para fazer ao menos a última versão da querida série Mother

Senhor "X" disse...

eu acho q se o jogo tivesse sido lançado para o n64 teria sido um dos melhores e quem sabe alcançaria a fama do legend of zelda ocarina of time.
Mas o versao pro gba fico muito boa
e a ideia de se fazer uma ultima versao do mother nao e ruim

Hugo disse...

http://www.unseen64.net/wp-content/gallery/earthbound/modern%20city.jpg

olha ai um print da cidade de onett destruida no 64

vei...na boa...

Elleonor disse...

eu acho que um adulto não deveria ser o personagem principal
e que horror! onett toda destruída!

seria bem legal se alguma alma caridosa que ama a série mother, fizesse um mother 4 poderia ser até de ps4 (isso existe?) que eu compraria um ps4 só para jogar

Anônimo disse...

que louco, eu já vi essa placa falando alguma coisa como:
"projetos para earthbound 2, só é permitida a entrada de passoal autorizado" e depois que vira moonside ta escrito na placa, acho que é:
"ei, você...aposto que está segurando um controle"

nãoooooooooo! eu jogo telepáticamente!

Anônimo disse...

nao gostei de ser 100 anos depois de earthbound e de claus morrer no final do game e sua mae morrer no começo

Unknown disse...

Eu acho que seria melhor se fosse para o Nintendo 64 pois seria MUITO épico!! Mais não quer dizer que MOTHER 3 seja ruim, pois MOTHER 3 é um jogo muito legal!!!

Anônimo disse...

Na boa ? Os graficos do 64 são injogaveis, principalmente agora.

Caturiges disse...

Provavelmente não seria bom, o jogo provavelmente só seria lançado no japão, e os fãs ocidentais teriam mais dificuldade em traduzí-lo do que tiveram com a versão de gba, menos sofisticada do que se fosse um jogo de n64. Além disso, se é pra jogar em emulador, é melhor que seja emulador de gba, porque os de n64 são em muitos quesitos inferiores.
Abcs

Unknown disse...

cara mother 3 para nintendo 64 ia ter uma duzia de finais diferentes bom podia ate a esposa do flint reviver no final e possivel

Anônimo disse...

eu não gostei que claus morese no final porquer ele podia fica de bem com todo mundo na historia não se matar depois de tudo ele joga um raio nele mesmo

Anônimo disse...

Na boa,Mother 3 é um dos meus jogos favoritos,mas em alguns momentos eu achei a história superficial de mais e extremamente curta.Tipo a parte da THunder Tower ficou muito vazia na minha opinião.Teve partes que foram mal aproveitadas demais como a busca as sete Needles.Eu acho que um remake feito em 3D de Mother 3 seria a melhor escolha para tentar salvar a série. Pois poderiam contornar os problemas no desenvolvimento do jogo pra 64 e aprofundar partes da versão de GBA

TragicM disse...

Eu concordo com você, Anônimo. Eu achei várias partes de Mother 3 meio vazio. A falta de pessoas foi a razão principal por isso, eu acho. Sem NPCs diferentes, e só os caras do pork army e as pessoas de Tazmilly o jogo realmente faltou gente e deu a impressão de um mundo sem vida e coisas interessantes.

Mas eu acho que Itoi queria que os jogadores sentissem isso na hora de jogar. Quando você olha para tudo que o Pork Army faz, para tudo que foi construido e mudado, você começa a reconhecer em como, as vezes, pessoas focam muito em coisas não importantes na vida.

Eu acho que não vão fazer nenhum remake ou nada assim. Itoi não quer fazer, e Nintendo tem outros projetos que vão ganhar bem mais dinheiro.

Unknown disse...

sera que tem chance deles fazerem igual ao starfox 2 de snes,que so foi lançado em uma versao mini do snes,seria legal se lançassem uma verssao mini do 64

TragicM disse...

Bem, Nintendo não só lançou Starfox 2, mas também lançou Mother 1 em Inglês, uma versão do jogo que nunca foi lançado antes.

Mas "EarthBound 64" é bem diferente. Starfox 2 e Mother 1 em Inglês foram terminados mas Nintendo decidiu não lançar. Mother 3 para Nintendo 64 nem chegou perto a ser completado e, por causa disso, seria muito trabalho voltar e completar.

MSO disse...

Mas não existe nenhuma demo para emulador,ou alguem tentando reviver esse jogo

Anônimo disse...

Depois de tanto vazamento atual da RARE, quem sabe earthbound 3 vire uma realidade

Fr3ddy disse...

No caso earthbound 64