sábado, 26 de junho de 2010

Os Sprites Perdidos de EarthBound

Um tempo atrás, utilizando ferramentas que permitiam ver e editar o funcionamento da rom de EarthBound, as pessoas começaram a futicar dentro do jogo para ver se descobriam alguma coisa... e descobriram.

Encontraram alguns sprites (imagens do jogo) que nunca tinham visto antes. Alguns pouco notáveis, que parecem não ter sido usados simplesmente pois não foi necessário, mas também alguns que realmente causaram (e ainda causam) muita discussão.

Vou analisá-los aqui de acordo com a minha opinião e a do Starmen.net, que foi onde encontrei estes benditos sprites misteriosos eficientemente agrupados.

(Se preferir, segure Ctrl e gire a rodinha do mouse para visualizá-los mais de perto. Se não conseguir voltar ao normal depois, vá em Exibir e escolha 100%.)




Poo Pulando:
Todos os outros personagens principais usam seu sprite de pulo, menos o Poo. O Ness e a Paula aparecem assim enquanto você os nomeia, e o Jeff quando foge da escola, pulando o portão. Esse sprite não é muito misterioso, talvez o Poo só não teve o que pular...



Fantasmas Pulando:
Quando o HP dos personagens chega a zero, eles viram fantasminhas, com direito a auréola, transparência e tudo mais. Só que estes sprites são um pouco diferentes. Como o Poo de cima, eles estão pulando. Quem sabe a ideia não era ter vários lugares para se pular no meio do caminho, tipo nos jogos de Pokémon, ou em Zelda: A Link to the Past? Isso sim explicaria esses sprites.



Everdred (Sinistro, na tradução) Fantasma:
Esse é um sprite bastante misterioso. É o bom e velho Everdred, o líder do crime, morto. Por ser muito parecido com os sprites dos quatro principais fantasmas, eu diria que ele se juntaria ao grupo em alguma parte do jogo, e esse seria o sprite de quando ele ficasse inconsciente, mas parece que não tem desses de lado e nem de costas. Talvez ele morresse mesmo, durante - ou depois - daquela cena que ele está caído no beco de Fourside, ao lado do Café (ou Bar, se preferir). Todo mundo tem uma teoria para isso. Qual é a sua?



King Escalando:
O cão do Ness escalando. Simples, não? Não. Não tem nenhum lugar aonde você possa levar o King que tenha uma escada ou corda para ele subir. Talvez os programadores esperavam que tivesse algo para se escalar perto do local da queda do meteorito, em Onett, e o King tenha o sprite pronto para isso? Ou então ele acompanhasse o Ness durante mais tempo na aventura? Bem, na verdade, isso é o que acontece quando levamos o cãozinho a uma escada.



Ness Dormindo com Boné:
Poderia ser para ser usado em hotéis, mas ele é o único que possui sprites dormindo. Talvez fosse para alguma cena especial em que ele dormiria com a roupa do corpo, pois ele tem o cabelo bagunçado quando fica de pijama. Ou talvez fizeram esse sprite antes de resolverem que ele teria pijama no início do jogo. Sei lá...



Mãe do Ness Sentada:

Nada de mais. Talvez ela apenas ficasse sentada à mesa ao invés de ficar andando sem rumo pela casa.



Ness e Paula Sentados:
Por ser apenas os dois que têm esses sprites, e estarem de olhos fechados, o número de possibilidades reduz. Eu acredito que tenha sido criado para ser usado em Threed, quando eles ficam presos no cemitério e pedem ajuda telepaticamente ao Jeff.



Jackie Olhando para o Lado:
Ou você fala com o Jackie, o dono do Café/Bar, através do balcão ou pelo lado. Este sprite deveria servir para a segunda opção, mas, hehe, parece que se esqueceram...



Irmãos Sanchez Comemorando:
Talvez fosse para Pincho, Pancho e Tomas Jefferson comemorarem quando você tirava o prêmio grande na roleta, mas...



Cápsula Voadora:
Quem jogou MOTHER (EarthBound Zero) deve se lembrar da cápsula em que o Starman Jr. estava dentro, no zoológico. Ela era azul, mas muito parecida com essa. Talvez fosse para elas serem a representação dos Starmen fora de batalha, ao invés daquele cristal maluco.



Sprites de Lost Underworld (Submundo Perdido, na tradução):
É difícil de ver, mas, na ordem, temos: Ness posando para foto, o fotógrafo em três posições e o entregador da Mach Pizza em três posições. Podemos concluir que planejavam uma foto no Lost Underworld, assim como ser possível pedir uma pizza lá embaixo. Uau.



Outros:
Balão de interrogação: talvez para algum personagem se expressar, mas não foi necessário.
Sons "pu pu": em Japonês, "puu puu" é a onomatopeia para flatulência, e lá, os Srs. Saturnos fazem este barulho. Talvez fossem usados ao lado deles, no Vale Saturno.
Coração: talvez também para algum personagem se expressar, quem sabe, numa cena romântica?
Bandeira: Uma bandeira. Não quiseram usar e não usaram. Vai entender... Mas, olha. Parece uma mistura da bandeira do Japão e do Brasil, não?



...

Hummm... Mas aquele Everdred ainda me deixa curioso...

20 comentários:

Verde disse...

Legal ,Foffano , vlw por botar a enquete que eu sugeri

CaioCP disse...

Esse post fo bem interessante, não sabia desses sprites perdidos até agora. agora que vi isso penso que o jogo poderia ser bem diferente, com varias outras possibilidades, por exemplo aquele fantasma do everdred poderia estar do lado do corpo dele no bar, ou o king ajudar até a saida de onnet.
O que eu mais gostei desses foi a capsula dos starmens do mother, tras boas lembranças do primeiro starmen do jogo, seria legal se vocês incluissem esse sprite no jogo, alem de ficar mais legal daria pra diferenciar os Robots dos Starmens, isso poderia ter sido um erro de programação, quem sabe...

O que esta me incomodando são essas bandeiras, de onde elas poderiam ser?

João Pedro disse...

eu vi uma no eb wiki, quando vc coloca masked man la embaixo tem sprites deles, vou colocaar o link pra vcs verem.
http://mother3.fobby.net/unused/crazyclaus.gif
um é o maskedman morrendo, q estranho, parece sangue quando ele explode é ele sendo reconstruido (pensei que mother 3 nao tem cenas com sangue O.o)

João Pedro disse...

ah, te uma no meio das duas ai de cima, mas eu n consegui distinguir o que é

Ed disse...

Everdred: se ele não fosse realmente fazer parte do grupo de personagens em algum ponto, acho que aquela imagem de fantasma dele seria usada em Magicant, indicando que ele estava lá como um espírito.

King: Itoi queria incluir um cachorro como personagem jogador desde Mother 1. Em Mother 3 ele finalmente conseguiu isso com Boney, mas nos outros jogos ele desistiu (ou teve que desistir) dessa idéia por razões que eu nem desconfio.

Jackie: Talvez esse sprite não tenha sido usado por um simples erro dos programadores. Do jeito que o jogo está, o tapa-olho fica pulando de um olho pro outro, dependendo do lado que você fala com ele.

Bandeira: Essa me lembra aquele quadro fantasma em Mother 3 (Artsy Ghost ou algo assim).

Verde disse...

Olhem este vídeo , não sei se sao prints perdidos mas achei bem estranho o video , não entendi nada =/

http://www.youtube.com/watch?v=oGP0xDoXyhw&feature=related

Alex Foffano disse...

Os sprites perdidos de MOTHER 3 são muito mais estranhos que esses, mas só vou fazer um post com eles quando a tradução já tiver sido lançada, pois vai contar muitos spoilers...

...se bem que meus dedos estão coçando para fazer agora!

Alex Foffano disse...

Caiocp:

Essa é uma ótima ideia, mas não sei se é possível. Vou dar a sugestão ao Jared!

Valeu!

.:: Iury ::. disse...

Muito tenso o Everdred... '-'

João Pedro disse...

vcs ja viram partes q aparecem sangue em mother 3?

Verde disse...

Joao Pedro , vc queria ver o Porky 3D nao é mesmo ? Pois aqui está :

http://images.wikia.com/ssb/images/3/3b/Porky.jpg

Não sei se é bEEEEm assim , nao garanto que seja como vc queira.

João Pedro disse...

xiii, verde, esse ai eu ja lutei no super smash bros, eu queria ver ele na versão do mother 3 de n64, eu achei um so q ele n esta na aranha e ela fica no fundo, fica dificil distinguir.
mas de todo jeito vlw pela intenção verde ^^

Verde disse...

Eu tenho ua pergunta , vejam esse link aki , uma imgagem : ( ESTA IMAGEM CONTÉM SPOILERS )

http://i2.ytimg.com/vi/qMaGC5ob2ZI/default.jpg

Eu fiquei sabendo que tem uma luta contra esse personagem que aparece aí ( NÃO INDENTIFIQUEI , SPOILERS ) mas alguem sabe como eu faço pra lutar com ele?

Ness BR disse...

eeeee...to doido pra quando chegar o Earthbound em português, pra dae começar a falar de mother 3...só vejo a hora...tanta coisa que vai ser postado nesse site, ai sim hein!!!!

João Pedro disse...

verde, esse é um é um personajem chefe deletado, n esta na historia, mas alguns hackers ja conseguiram achalo de algum modo e lutaram contra ele.
olha o ink de um boss removido(sem spoilers)
http://www.youtube.com/watch?v=qa1wEAqhsm0&feature=related
esse é um chefe bem legals, n sei porque o tiraram.
espero ter ajudado a responder sua pergunta

João Pedro disse...

vcs asbiam q giygas era para ser o ultimo chefe de m3, mas itoi achou q sua distruição se encaixou ao enredo de eb, acho eu que esse poderia ser um giygas, no fim do video parece um claus vermelho

Verde disse...

alguem ai pode me passar o link de mother 1 em inglês?

Alex Foffano disse...

Verde:

Procure por "EarthBound Zero" no Google, acha mais fácil.

Mattheus disse...

Quando vai ficar pronta a tradução do Mother 3

Unknown disse...

o Poo era pra puler após errarmos no treinamento dele, quando ele erra ele se assustaria e pularia