terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Campanha de Marketing de EarthBound

Na época de lançamento de EarthBound, por volta de 1995, a Nintendo of America, animada com o sucesso de vendas de MOTHER 2 (o EarthBound Japonês) no Japão, resolveu apostar pesado na campanha de marketing desse jogo nos EUA, com a esperança de vender milhões de cópias por lá.

Para isso, a estratégia usada para divulgar o jogo consistiu na utilização de anúncios em revistas de jogos, mala direta (cartas que a empresa envia para sua casa), cupons de desconto de U$10,00, além de um concurso em que você tinha que adivinhar o cheiro de uma carta, enviar a resposta para a Nintendo e ganhava um daqueles negócios de pendurar no carro... com cheiro de pizza.


Também foram criados vários produtos especialmente para divulgar o jogo, incluindo um incrível manual com 128 páginas, cartas colecionáveis, o negócio de pendurar no carro, pôsteres, broches etc.

Manual

Cartas Scrath-N-Sniff (Raspa-E-Cheira)

Pôster

De acordo com a própria Nintendo, a verba destinada a essa campanha foi de U$2.000.000,00, mas não se sabe ao certo se, no final das contas, foi exatamente essa quantia que ela investiu. Afinal, dois milhões de dólares é muita coisa.

Porém, apesar de todo o esforço, o jogo não vendeu nada bem. Segundo o site EarthBound Central, o número de jogos de MOTHER 2 vendidos, no Japão, foi aproximadamente 300.000. Já nos EUA, um país muito maior, o número de jogos de EarthBound vendidos não chegou nem na metade, ficando por volta de 140.000.

Como disse Shigeru Miyamoto, o designer da Nintendo e "pai" do Mario:

“Nós tínhamos grandes esperanças para EarthBound, a versão do Super Nintendo, nos Estados Unidos, mas não deu muito certo. Nós até fizemos um comercial para TV, pensando, ‘ei… isso vai vender três milhões de cópias!’, mas não vendeu.”

Mas o que foi que deu errado? Por que um jogo com tanto apoio da Nintendo não fez o sucesso esperado? Será que o jogo não agradou aos norte-americanos? Na verdade, parece que o que não agradou foi a campanha de divulgação, fazendo com que o público tivesse uma ideia errada a respeito de EarthBound.

A estratégia da Nintendo era direcionar a campanha para adolescentes e adultos jovens, provavelmente por ser o público que mais joga RPGs. Até aí, tudo certo. Mas o problema esteve na forma que escolheram para divulgar o jogo para esse público: curiosamente, toda a campanha de EarthBound foi focada no lado nojento do jogo, que inclusive recebeu o slogan “Esse Jogo Fede”...

“Peraí! Lado nojento? EarthBound não tem um lado nojento!”, você pergunta.

Pois é. Forçando a barra, podemos dizer que EarthBound tem um lado nojento: o Master Belch, que inclusive é usado em boa parte do material de divulgação que a Nintendo preparou para a América no Norte. Fora ele, eu só consigo pensar no Ness comendo hambúrgueres achados dentro de latas de lixo – o que, a propósito, é muito mais nojento que o Master Belch.

Como algo assim pode ser considerado nojento?

Podem até existir exceções, mas acredito que apenas crianças do primário achem divertidas e engraçadas coisas, de certa forma, grosseiras. Experimente conversar com seu priminho de oito anos e fale “arroto, pum, meleca, cocô” e veja se ele não cai na gargalhada.

Portanto, parece que problema do foco da campanha não ter correspondido ao público ao qual era destinada foi o fator principal que ocasionou as poucas vendas de EarthBound na época em que foi lançado, uma vez que os jogadores de RPG provavelmente confundiram EarthBound, um jogo com uma história envolvente, piadas sutis, uma ótima trilha sonora e muita emoção com algum jogo como este aqui.

Eu traduzi alguns desses materiais de divulgação de EarthBound para ilustrar. Dê uma olhada:



Mais Fedorento Do Que A Velha Piada Do Puxa Meu Dedo.

Você nunca viu nem cheirou um RPG como este! * Pouco depois de o governo tentar encobrir um repentino surto de comportamentos criminosos por todo o mundo, uma "terrível chuva de meteoros" e hordas de monstros fedorentos e nojentos entram em cena. * Você irá viajar para diferentes cidades, por novos mundos e através do tempo para enfrentar Giygas, o alienígena maligno viajante do tempo, que é o culpado por toda a confusão. Cada jogo de EarthBound vem com um Guia do Jogador de 128 páginas grátis recheado de informações sobre onde bater o melhor rango, com quem andar e o que evitar. Mantenha-o sempre por perto, porque as fichas de todos esses monstros horrendos serão bastante úteis. Se eles chegarem muito perto, corra e abra uma janela, porque alguns deles são mais do que podres. * Mas a aventura não começa até que você faça alguma coisa. Pegue um desodorizador e saia farejando em busca de um Jogo de EarthBound. É o primeiro RPG que fede.



Porque Esse Jogo Fede.

Como se a vida já não fedesse o bastante. Agora você precisa estar preparado para EarthBound - o primeiro RPG com cecê. * Imagine o horror - após o terrível impacto de um meteoro (ou será uma invasão de alienígenas do mal?), monstros repugnantes, nojentos e flatulentos começam a vagar pelas ruas da sua cidade natal. * A sua única chance de sobreviver e evitar o futum deles é aprender os poderes que podem bater de frente com suas tropas mortais. Por sorte, cada dia que você consegue se manter vivo, os seus poderes se aperfeiçoam. Enquanto se aventura pelas cidades vizinhas, você faz novos amigos, incluindo uma garota que possui incríveis poderes psíquicos, um garoto gênio, capaz de consertar qualquer coisa quebrada e um príncipe de uma exótica terra oriental. Esses amigos te ajudam a controlar os seus poderes recém descobertos. * E de ajuda você irá precisar. Se você achava que os labirintos escuros e sombrios e as magias malignas dos outros jogos de RPG eram difíceis, espere só até ter que lidar com o fedor dos monstros que infestam o campo. * Para ficar mais fácil de apertar o botão Start, tem um cupom de U$10 anexado. Quando o jogo chegar, um Guia do Jogador grátis estará incluído para ajudá-lo a se orientar pela cidade. Dentro do Guia tem seis cartas Adivinha-O-Cheiro para você ter uma boa noção do cheiro de alguns personagens, assim como dicas sobre tudo, desde Poderes PSI até Itens. Mas, mesmo com todos os poderes, amigos e dicas do mundo, isso não vai ser fácil. Isso é porque você, Ness, um simples garoto de treze anos, é o único que tem uma chance remota de encontrar e derrotar Giygas, um guerreiro interestelar que está afim de destruir o universo. * E, para ser bastante sincero, as probabilidades estão contra você.



Este Livro Também Fede.

Não só o jogo de EarthBound fede como uma criatura asquerosa do esgoto, mas a Nintendo deixou o produto ainda mais repugnante com o Guia do Jogador que vem junto com o jogo. Dentro do livro, você vai encontrar uma página de cartas raspa-e-cheira repleta dos cheiros do jogo. O conceito de Marketing Olfativo foi para o fundo do poço com esta campanha. O seu nariz ficará ofendido, os seus amigos te deixarão longe da casa deles e o seu cachorro provavelmente comerá o livro. Pergunte a si mesmo, isso realmente vale a pena?



Tem muito mais fedor de onde esse veio.

É, essa carta fede. E o jogo fede. E você também vai feder, a menos que leia o Guia do Jogador de 128 páginas que vem com o jogo. * Cada carta tem um item ou personagem diferente - e seu cheiro único (tome cuidado). E também fique de olho na Carta do Concurso Adivinha-O-Cheiro. Adivinhe o misterioso cheiro dela e você ganha um brinde de EarthBound de graça. * Então se prepare e pegue este cupom. Ele não vai te fazer capaz de salvar o universo do alienígena malvado Giygas, mas, pelo menos, você pode economizar U$10,00.

E aí? Essas descrições fazem jus ao EarthBound que você conhece?

Infelizmente, provavelmente devido ao insucesso de EarthBound nos EUA na época, a Nintendo of America preferiu não arriscar trazer mais nenhum jogo da série para cá, como MOTHER 3 ou MOTHER 1+2. Bem, tá certo que eu adoraria que os outros jogos da série fossem lançados em Inglês, mas acho que quem está saindo mais no prejuízo são eles. Afinal de contas, a legião de fãs de EarthBound que comprariam os jogos e qualquer merchandise que fosse lançado é enorme.

...

Enfim, você compraria um jogo que se diz “feder”? Ou, quem sabe, conhece alguma parte nojenta de EarthBound para compartilhar? Deixe seu comentário!
.

56 comentários:

Ness BR disse...

Pra mim tanto faz comprar um jogo que que diz "feder", pois se vc olhar bem e prestar atenção, o enredo de Mother 2 ( Earthbound ) é algo muito bonito, simples e divertido. Eu acho que se tivessem mostrado como Earthbound se parece com a vida real naquela época, acho que tinham vendido o dobro do Japonês.
XD

Alex disse...

Slogans:

"Kids, grownups, and even young women." (JP)

"This game stinks." (EUA)

-------

Tava na cara que tinha alguma coisa errada. Acho que mesmo sem essa "marketaiada" toda meio que "ofendendo" o jogo ele poderia vender muito mais.

Alex disse...

Sem falar que o jogo era muito caro.

Anônimo disse...

disso vc tem rasão.

na epoca eram poucas pessoas a ter esse jogo.

.:: Iury ::. disse...

Achei essas merchandises um lixo em relação a verdadeira realidade, tipo, sei que por parte eles tem razão, mas mesmo assim, isso não faz jus ao enredo de Mother... Mother é muito mais que apenas criaturas nojentas e fedorentas ...

IMO ... '-'

João Pedro disse...

a paula tava uma gata =D

Anônimo disse...

o booguerman É um jogo nojento e não o nosso earthbound.
so por causa disso, vou queimar o booguerman neste momento.

Anônimo disse...

olha eu acho que ese marketaiada foi uma bosta como é que podem
colocar que o jogo fede eridiculo.

Andrei disse...

Mais uma coisa : quem teve a brilhante idéia de fazer uma campanha de marketing assim? nao é a toa que o earthbound nao vendeu nada.Incompetência.

João Pedro :

xD

Andrei disse...

Mesmo a campanha sendo uma porcaria , nao imaginava que um jogo como earthbound que é meio pequeno ganharia tanta atenção assim como essa campanha fez.Foi uma tentativa que deu um " FAIL " bem grande , mas quem nao gostaria de ter um daqueles negocios de pendurar no carro ou um poster de earthbound ? =D

Andrei disse...

Claro que , nao como mostram ali né? xD

Alex Foffano disse...

Verde:

Todos os produtos que foram lançados são muito bacanas. Eu seria um cara muito mais feliz se tivesse qualquer um deles!

O problema todo esteve em apenas em um equívoco: jogadores de RPG não gostam de fedor!

Andrei disse...

Pra alguns que gostam de jogar roms de SNES traduzidas , aqui tem um site bem legal que diz como anda a porcentagem de tradução dos patchs : http://www.brgames.org/

Bem que podiam incluir o earthbound demo aí! xD

Saymon disse...

EarthBound....
um jogo que fede grande market...
Não tenho nem palavras pra descreve o maravilhoso mundo de EarthBound esse jogo simplesmente apavora......

Saymon disse...

EarthBound É NoixXx

João Pedro disse...

como a nintendo deixou essa propaganda continuar,ta na kra q tava humilhando o jogo.
se eu n conhecesse eb,eu n compraria.
essa porcaria foi o resultado de n trazer um dos melhores jogos de todos os tempos,mother 3(eu sempre preferi mother como nome)
tomara q com o novo 3ds eles lancem
um mother 4 ou no minimo um m3 mais bem feito e com graficos 3d ou do jeito q tah. ta otimo se lan çarem,de todo jeito,fora do japao(akeles sortudos,ja testaram o 3ds e a gente so aki olhando e fazendo do nosso jeito,como a tradução=D)

João Pedro disse...

alem disso,fizeram campranha de fedor no japão?

Andrei disse...

Alguém aqui é membro do fórum CPturbo e pode me convidar? É que la soube que está di´sponível download de episódios de yu yu hakusho em alta qualidade xD

ness25 disse...

que palhaçada!!
se eu jah nao conhece a serie eu nunca compraria um jogo com um eslogam o 1ºrpg q fede.
mudando um pouco de assunto eu qria receber noticias das tradução de earthbound gostaria de saber como esta indo.

Anônimo disse...

que decepção da nintendo of america.

Yoshoy disse...

o ´´gênio`` que fez essa marketaiada não deve ter pensado que era pra fazer o jogo vender.

Parte nojenta de Earthbound:
No show do Runaway Five em Twoson, tem um garoto que fala que peidou.

Anônimo disse...

agh!

fui eu. foi mal, comi 3 tachos de repolho com ovo e tomei 4 jarras de suco de ameixa.

João Pedro disse...

n vamos acabar com assunto,no já pão(;D) fizeram a msm campanha ou n?

Andrei disse...

O mother 3 demora ainda mais de duas semanas?

Ness BR disse...

Caramba hein!!! Esses testes demoram...

O que aconteceu com EB, ja era pra estar nos testes tbm!!!

Yoshoy disse...

Eu não compraria o jogo se eu visse essas porcarias... mas, o marketing deveria ter falado sobre as piadas legais, gameplay legal, estória contagiante, promoções que vinham junto, e não que o jogo fede.

Estou com raiva, vou usar meu paint para zoar a imagem da capa do Boogerman. Boogerman não é que nem o EB, ele sim fede!

.:: Iury ::. disse...

Reconhece-se que o Blog já está muito mais popular, mesmo quando ele "da uma parada", as visualizações continuam aumentando.
Por exemplo, os comentários... um pouco antes de começarem a traduzir Mother 3, era média de 2 comentários por dia. Hoje, tem a média de 5~8 comentários por dia... Acho legal isso, mostra que muita gente ainda do bom e velho EarthBound. =D

João Pedro disse...

em vez de colok que na enquete escrito ela fede,devia colocar ela que fede XD

Pkmn 337 disse...

Puxa, xempre quis saber mais sobre isso, valeu pessoal.

Anônimo disse...

should i fire mah lazor?

Alex Foffano disse...

João Pedro:

No Japão, a campanha de MOTHER 2 mostrava que o jogo era para todo mundo, independente da idade ou do sexo.

O slogan era "Grownups, kids, and even your sister.", ou seja, "Adultos, crianças e até a sua irmã."

João Pedro disse...

eoita povo doido,pq n ussa a msm campanha nos outros lugvares.
ja viram q deu certo e ja foram mudar,tsc,tsc.
eta nintendo,depois reclama do lucro,e no final quem fez o lucro fik baixo foi VOCE

Oji Neko-san disse...

Quem fede eh a nintendo da América ò_ó

Alex Foffano disse...

João Pedro:

Não é bem assim. Eu sou formado em Publicidade e Propaganda, então posso te garantir que uma campanha só dará certo se for adequada ao meio em que ela está atuando.

Por exemplo, assista um comercial Japonês do McDonalds no YouTube e veja se você entende.

A Nintendo se empenhou bastante na campanha de EarthBound, mas o problema é que ela errou num ponto crítico e aí, puf, já era.

Joao pedro disse...

ntendi,eu vi uns comerciais japoneses no pokemon best wishes,depois d episodio....comercial japones eh mto estraho,chga uma menna encima nu sucrilhos jigante com uma coler contra um esquilo...alguem ja viu isso aki?
eu queria q a nintendo tivesse feito um cmercial menos ofensivo,como viaje pelo mudo afora para coletar as sei la quantas melodias para poder derrotar o ser do mal supremo, e tambem seu vizinho,e nao viaje por um mundo fedorento,com bixos asquerosos,vc aguenta o fedor?
eu sinceramente,quera ter akilo tudo,so pq eu conheco o jogo e sei q le n eh tudo akilo,pq senao u passava longe...
so uma pergunta,lancou aki no brasil tbm?se tiver lancad,como foi a campaha??

Joao pedro disse...

desculpe os erros,o not ta com problemas no teclado

Anônimo disse...

on no chat

Anônimo disse...

Alguém já parou para pensar que se isso não tivesse acontecido, e a Nintendo tivesse lucrado muito com o EB nos EUA, talvez o M3 nem tinha nascido... =/

A não ser que o criador de MOTHER( Aff... Que decepção esquecer o nome dele... DX)já estava com o M3 em mente na época do EB...

Se alguém souber de algo me avisa por favor? Fiquei curioso! '-'

Anônimo disse...

se mother fisesse MUITO sucesso tal qual igual o mario, zelda, kirby, metroid e outros, em minha opinião, teria muitos titulos de jogos, poderia ter até mother 10 e por ai vai.

João Pedro disse...

uai,deletarm meu comentario??
pq

Ness BR disse...

...O que houve com a tradução de EB?
E mother 3, sai ou não sai??

O pessoal vamo ae, diz oque ta acontecendo com os projetos de tradução!

Anônimo disse...

Já viram as piores capas de video game?
Tinha um jogo de nave tipo Graudius, mas na capa estava UM VELHO.
Quem sabe ele não era o cara do jogo?
@topic:Nintendo não precisava fazer campanha. Depois, só não arriscaram fazer mother 1 aqui pela causa de coisas impropias para a idade do público-alvo(com aqueles graficos muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito poderosos do NES, Mother parecia jogo de criancinha), como por exemplo o Corvo Smokey, o fumante.

Ness BR disse...

Alô! Tem alguém ae? Eai mano, eai mano, eai,eai,eai mano?

What happened? PLEASE, TALK TO ME!!!

João Pedro disse...

gente,se quiuserem pedir um jogos de wii pro natal,acabei de compra sonic colors,kirby epic yarn e epic mickey,eles sao bonx d+

Ness BR disse...

Antes mesmo de pedir jogos de Wii, terei que ter um Wii! Coisa que eu não vou poder ter :*(

Alex Foffano disse...

Ness BR:

Estou trabalhando todo dia, então estou sem muito tempo para cuidar do blog. Mas eu sempre leio os comentários e, como sempre, assim que der, faço uma postagem. A tradução de MOTHER 3 está terminando, então não se desesperem.

João Pedro:

Ainda não joguei os outros, mas o Kirby Epic Yarn estou jogando com minha namorada. De dois jogadores é muito mais divertido, você pode pegar seu amigo e jogar nas coisas! XD

Joao pedro disse...

Verdade joguei com minha prima e e mto maus legal =D

Anônimo disse...

os jogos sonic colors,kirby epic yarn,epic mickey, metroid other m e super mario galaxy 2 são os melhores jogos para pedir pro papai noel.
HO HO HO!

João Pedro disse...

será q lançam um mother 3ds??

Aglio disse...

Este post seu foi uma luz que esclareceu muita coisa pra mim. Eu tenho o cartucho e o guia do Earthbound e percebi que realmente, o jogo trazia alguma coisa relacionada a fedor... mas, uma estratégia publicitária dessas? Ridículo!

E o pior é que estamos pagando o preço disso até hoje, como você disse, as traduções de tudo que se refere à Mother no ocidente foram barradas =/

Por outro lado, isso me alivia, porque só de pensar em possíveis slogans para Mother 3 (que seria no caso, Earthbound 2), me dá calafrios.

Douglinhas Love Skate Crew disse...

vc ta trabalhando com o mother 3 eo 2
to esperando vc traduzir pramim colocar no xbox pq o ingles e foda :S da pramim termina so que quero entender a Historia

PedroNm disse...

a quem dera eu pudesse voltar no tempo, e sumir com aquele diretor de marketing filho de uma p***. Chega a ser desrespeitoso como publicaram o jogo aqui no ocidente. eu sempre quis saber porque não tinha o 1 e o 3 por aqui mais não esperava que fosse por esse motivo.

Anônimo disse...

foi com certeza uma pena o 1 e o 3 não terem chegado até aqui, eu jogaria os três...beleza o único jogo de rpg desses antigos que eu já zerei foi o earthbound e o final fantasy III

Matheus Monteiro disse...

Na boa, essa NoA não faz sentido! Sério, como assim chama indiretamente o próprio jogo de ruim?! Nem foi um estagiário, sério, por mais que isso possa ser obra de um, não da, é muita loucura... sério, um jogo que era para ser o mais sucesso hoje, está parada por causa de um infeliz merchan da própria empresa. Sério, não da nem para acreditar, é a segunda vez que leio esse texto e ainda não acredito!

Anônimo disse...

Que marketing péssimo fizeram !

Anônimo disse...

EARTHBOUND E UM JOGO INCRIVEL COM UM MARKRTING HORRIVEL