segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Jogos Parecidos com EarthBound: Undertale


Esse Julho passado eu estava em Tucson, Arizona para o Camp Fangamer. Foi incrível passar tempo com outros fãs da série Mother, e um dos fãs que eu conheci foi um rapaz chamado Toby Fox. Toby Fox, conhecido como Radiation nos fóruns de starmen.net, é bem conhecido pelos fãs de EarthBound pelo trabalho que ele fez em hacks do jogo, como Radiation's Halloween Hack e Arn's Winter Quest. Ele também é conhecido pela música que faz, e já fez muitas músicas para o site mspaintadventures.com.

Mas eu não sabia nada disso, na epoca. Quando eu me apresentei para Toby Fox, ele só era um amigo de um amigo meu que iria nos ajudar com nossa apresentação de PKHack. Mas depois de falar um pouquinho com ele, ele me falou sobre o projeto mais recente dele, um jogo chamado Undertale.

Toby Fox é um cara muito legal, trata bem as outras pessoas e foi muito bom conhecer ele. Então eu resolvi comprar Undertale para mostrar apoio para um amigo, para uma pessoa boa, pois não sabia muito sobre o jogo. Mas minha nossa, gente, esse jogo é muito bom.

Undertale é sobre uma criança que cai num buraco numa caverna e encontra um mundo subterrâneo habitado por monstros. Veja só o intro do jogo:


Não quero dizer mais NADA sobre a história do jogo, mas é muito bom. E cuidado lendo e vendo coisas online sobre Undertale, tem muitos spoilers! É melhor só jogar!

Mas o que faz o jogo diferente? A coisa principal é o sistema de combate. É um turn-based RPG com menu, só que também tem momentos meio aparecidos com jogos Shoot Em Up. É muito divertido e até engraçado! E, claro, o jogo é diferente porque não tem que matar ninguém. Tem opções de interagir com seus inimigos em vez de só atacar eles, é muito interessante.

Undertale tem muitos momentos que me lembram de EarthBound. Tem certos efeitos de som que são MUITO aparecidos com EarthBound. E as falas dos NPCs de vez em quando tem o mesmo sentimento que as falas de EarthBound. E também tem um NPC com imagem nas roupas dele que é igual com o símbolo do starman:
Mas, ainda que o jogo de vez em quando parece inspirado por EarthBound, Undertale é um jogo único, e vale a pena jogar simplesmente porque o jogo é incrível e as músicas são ótimas. Infelizmente, não existe versão em Português, mas quem sabe algum dia Toby Fox decide traduzir o jogo.

Também tem a opção de jogar o demo o jogo. É só ir para undertale.com e jogar.

12 comentários:

Anônimo disse...

Um jogo que acho super parecido, lembra muito a linha, é LISA, que vende na STEAM.

http://store.steampowered.com/app/335670/

Anônimo disse...

o jogo é ótimo, mas não tão bom quanto mother. Diria que seria um cruzamento entre mother e os jogos megaten. historinha bem clichê, personagens são até carismáticos ao meu ver, controles claramente inspirados por mother ou megaten. Passagens de rotas alternativas e finais diferenciados também influenciados por megaten. O jogo é ótimo, mas não chega aos pés dos velhos clássicos. Sinceramente, é a mesmo destino que vai levar a fanbase do Minecraft. Idolatram um jogo, do qual, é meramente trivial e nem se compara aos já ditos velhos clássicos

Unknown disse...

Na minha opinião, Undertale é um dos melhores jogos do ano (se não for o melhor), e consegue dar continuidade ao legado da série Mother, inclusive, na inovação, com muito louvor!

Anônimo disse...

Traduzam Undertale!!

Anônimo disse...

Traduzam undertale por favor vcs são a unica equipe de confiança.

Juarez Miranda disse...

Esse Undertale é plagio geral do mother, eu prefiro mother, mas undertale é um grande jogo. Eu joguei achei legal, mas uma pena não ter legendas em ptbr.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dogx disse...

Gostei de mother, lembra muito mother, inimigos , esquema de equipamento etc...
Quem jogou, conseguiu perceber as coisas parecidas que tem.
Um otimo jogo, quem estiver a procura de um parecido com mother, eu recomendo <3

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Esse jogo parece muito mother. as intros de Mother 1/Earthbound Zero e Undertale tem músicas IGUAIS, lembrando que o Papyrus tem o mesmo simbolo que o Starman... principalmente os bosses finais (Omega Flowey e Giygas, ambos são assustadores =O)

Anônimo disse...

Prefiro Mother/Earthbound do que Undertale. Undertale ficou muito na sombra de Mother e também pelo fato do criador, ser fã da franquia. Mas não deixa de ser um jogo bom mas deixou a desejar em alguns aspectos como:
- poucas opções de customização dos itens, itens-chave, sem imagem de item ,pouca diversificação com os itens.
- poucas opções do jogo ( tela cheia com aspect ratio 16:9 e filtro nearest neighbour que deixa os sprites serrilhados, por que não deixar sem essa bordas pretas?)
- sem muito "extras" interessantes.
- As rotas do jogo foi uma jogada boa, mas esse conceito já existia, como poucos conhecem a franquia MEGATEN ( shin megami tensei)

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=YZqSfvjHM2Y UNDERTALE DOWNLOAD PT