terça-feira, 1 de abril de 2014

"Localizar" Tudo (postagem 1º de abril)

Outro dia eu tava conversando com meu amigo, e a gente começou de falar sobre localization (também conhecido como L10N). No mundo de tradução, localization quer dizer fazer um produto aparecer como um produto nativo da região em que vai ser lançado. Desde essa conversa, eu ando pensando muito em como EarthBound pode realmente ser Localizado para a cultura do Brasil. E daí, eu decidi que EarthBound TEM que virar um jogo brasileiro por completo... A gente tem que localizar tudo!

O primero exemplo é a arma de Ness. Taco de bêisbol? Tem nada ver. Ness agora vai usar uma bola de Futebol, pq é bem mais BR.


Então, existe outros problemas. Um bom exemplo de um problema com a tradução é que é muito difícil traduzir nomes como Mayor Pirkle. Que nome estranho! Não pode deixar isso no jogo, então decidimos mesmo tirar Mayor Pirkle do jogo e colocar a Dilma em seu lugar. Pronto!

Eu não vou listar todas as mudanças aqui, mas essas imagens vão mostrar o que a gente está tentando fazer com essas mudanças:



Como dá para ver, tem muito para mudar! Então amanhã tudo volta a zero e a gente recomeça com o projeto inteiro para realmente localizar mesmo! rsrsrsrsrs

53 comentários:

Anônimo disse...

FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF

Anônimo disse...

GENTE, ANTES DE IREM AKI CRITICAR, PRIMEIRO LEMBREM QUE DIA É HOJE: 1 DE QABRIL, DIA DA ... MENTIRA!!!
SIM, FIQUEM SOSSEGADOS, PEGADINHA DE 1 DE ABRIL.

(Pq se não for eu vou matar todos vcs, me aguardem, se isso for verdade)

Kaoov disse...

Pô vc começa ler pensando que é verdade ou imagens da tradução aí lembra que é primeiro de abril e lê o post inteiro com um sorriso no rosto e xingando mentalmente KKKKKKK

Anônimo disse...

cuidado Kaoov oque voce fala por que existem fakes tambem em forma de imagem,agora se isso for verdade eu vou citar mais uma vez aquela quebra pra entrar no grupo do earthbound brasil rs

Kaoov disse...

Ann? Que brisa '-'

Anônimo disse...

deixa eu te explicar Kaoov eu vou citar um outro jogo,lançaram um poster digital de resident evil 7 mais acabou sendo falso ou seja se e poster digital entao e um fake em forma de imagem voce entendeu? entao pode ser fake essas imagens a cima rs

Anônimo disse...

mas é claro que é fake, uma mudança tão drastica dessa ser noticiada bem no dia 1 de abril,muita coincidência, não?

TragicM disse...

Feliz Dia da Mentira pessoal :D

Nada tá mudando! Vou postar mais sobre nosso progresso de verdade logo.

Frisio disse...

Tragic vc me assustou!!! e muito!!
Mas até que eu gostei da Dilma, ficou bem "Dilma" >.<
Eu to muuuito ansioso para ver o progresso!!!!
Só uma pergunta: Como vcs fizeram pra inimigos que meio que tem nomes proprios tipo o Fobby, vcs vão traduzir ou vão deixar como está?

Alex Foffano disse...

Frisio:

Os nomes dos inimigos ainda passarão pela minha análise mais algumas vezes. Fobby continua Fobby, se não me engano, mas só Arceus sabe se vou mudar de humor com o tempo... XD

Anônimo disse...

Sarrrve Foffano parceiro!

TragicM disse...

Então Frisio, eu também achei que Dilma ficou legal... talvez vou fazer um patch especial para quem quer jogar a versão Dilma, huahuahua.

Kaoov disse...

Faz um patch versão HUE cheio de Sharks kkkkk...Pergunta: Tipo o nome do Captain Strong, vocês vão dar o nome Capitão Forte ou Capitão Fortão alguma coisa assim? Ou vão tratar como um sobrenome?

Anônimo disse...

Que alegria em ver isso aqui movimentado e cheio de novidades! EarthBound forever rapaziada!

Anônimo disse...

eu sabia que era coisa de primeiro se abril ainda por cima com aquleas imgens fakes acima isso foi um alivio rs

Anônimo disse...

nossa legal... tão fazendo jogo sobre copa do brazil ai sim.
eu vou dar nome vai ser hmmmm.
que erhtgolll!!!,novoRei,ou 30 milhões.
mesmo assim eu gosto jogos hack tomara que você criem um de cinco ***** tchau

Anônimo disse...

nao ficou bom o nome mais o nome ficaria earthbound aventuras no brasil mais so pra esclarecer nao pode ser os mesmo protagonistas por que eles nem sabem que o brasil existe o vilao nao pode ser o porky e o giygas ou seja tem que ser protagonistas e viloes brasileiros olha respeito as opinioes eu adoro hacks roms rs

#fui

Kaoov disse...

Nossa sério q não viram ou perceberam q isso era de 1º de abril? ou é só zoeira? putz '-'

TragicM disse...

Na verdade, existe muitos ROM hacks que mudam a tema do jogo para algo completamente diferente. JonBound é um dos primeiros, mas starmen.net tem vários outros também: http://starmen.net/pkhack/hacks/

Um hack que mesmo muda o mundo de EarthBound pra algo que é bem mais aparecido com Brasil seria muito engraçado, e também muito legal e interessante para jogar, mas por enquanto a gente não tem planos para isso.

Anônimo disse...

Só eu que percebi que as ultimas duas noticias foram postadas nas terças-feiras, que tal toda terça vcs postarem alguma notícia do progresso (se não for pedir muito).
E se puderem tmb, na proxima noticia, colocar alguma imagem do jogo traduzido.

E aí , o q acharam da ideia?

Anônimo disse...

HuerthBound

Give monei strike back

Anônimo disse...

Entao , quando vcs vao postar mais noticias do progresso, fazem duas semanas desde a ultima noticia de progresso.

Anônimo disse...

o mais importante e as porcentagens,tem que atualizar as porcentagens para ninguem fica aqui discotindo rs

Anônimo disse...

Galera duas perguntas:

Earthbound Zero Remake vai realmente sair?

Alguem sabe se tem novidade sobre o Mother 4?

Unknown disse...

kkk pena que e 1 de abril mas ficaria legal imagina: ness chutou a bola, smaaash yes man junior levou 40 de dano ele se acalmou kkk

Kaoov disse...

Cara eu só fico pensando...qual a dificuldade de atualizar uma porcentagem? '-' E o Foffano não vem mais no site? Como ele está na tradução? Ainda está fazendo?

Alex Foffano disse...

Kaoov:

Venho sim, estou sempre aqui. :)

Kaoov disse...

Quando vai ter imagens da tradução?

TragicM disse...

Em breve.

Anônimo disse...

Kaoov chatão kkkkk vai la atualizar teu canal no youtube sobre games antigos que vc havia prometido

Kaoov disse...

Que chato cara, os nego atualiza 1 vez por mês, e do meu canal cuido eu...to sem microfone por cima ainda.

Anônimo disse...

Apoio total Kaoov, mas vamos seguir uma linha de raciocinio:

Nao atualizam as porcentagens----->ainda nao fiz
| mudaram nada no
Preguiça. jogo.

Solução: Deixar de ser preguiçoso, ou traduzir mais um pouco o jogo.

Frisio disse...

Bem, eu não to sendo tããããão radical assim, mas eu acho sim que as coisas estão bem devagares por aqui, e acho que o anônimo quis dizer que o problema (nao atualizar as porcentagens), tem duas causas: preguiça ou falta de progresso na tradução e aponta as soluções.

Anônimo disse...

Uai se for assim então, voce da argumentos a eles: a tradução é deles, quem cuida são ELES...então para de ser chato e deixa os caras em paz. Se tivesse pirralho me acelerando, eu iria atrasar de proposito kkkkkkkkk deixa de ser irritante, ao inves de vir aqui falar sobre isso toda semana, vai la no forum a faça topicos interessantes e que acrescentem. Imagina os tradutores vendo o forum bombar com topicos legais sobre EarthBound! Com ctz daria mais gaz e motivação para continuar. Não um bando de gente enchendo e cobrando algo que eles estão fazendo FOR FUN. Agora vai la atualizar teu canal vai kkkkkk to esperando, prometeu agora vai ter que cumprir, te vira e arrume um microfone. Assim o tempo passa e vc nao fica aqui cobrando rsrs.

KILLER

TragicM disse...

Bem, parece que existe dúvidas sobre as porcentagens. Então vou tentar explicar.

Eu sou a unica pessoa que atualiza as porcentagens.

Eu, por enquanto, tô só mexendo com hacking/testes e gráficos.

Foffano, por enquanto, é a unica pessoa mexendo com tradução e revisão do texto principal do jogo.

Então, quando eu consigo fazer um trabalho com minha parte, as porcentagens logo depois são atualizadas dessa parte.

Com Foffano, ele me manda um email de vez em quando dizendo quanto que ele traduziu e revisou. Já que ele quer passar a maioria do tempo livre dele na tradução em vez de escrevendo um email e preparando arquivos para esse email, é só de vez em quando mesmo. E não tem problema! Pq isso quer dizer que o trabalho importante está sendo feito.

Em outras palavras, a porcentagem da tradução é sempre mais alta do que aparece na página aqui. Quanto mais? Não sei, e nem o Foffano sabe, pq eu faço as porcentagens, e só ele mexe com texto :)

E também, só faço atualizações no blog quando algo importante aconteceu ou quando tiver algo da serie Mother que acho interessante. Infelizmente, estou com muito pouco tempo livre esses dias, e uso maioria do meu tempo livre fazendo programação para preparar para os testes do patch final que a gente vai fazer para vocês. Minha meta aqui é fazer um trabalho que vai fazer pessoas felizes. :)

Então eu reparei que todo mundo é bem mais feliz quando o site tá vivo. Tô tentando, gente. Vou fazer o que eu posso. Talvez seria legal pedir para alguém fazer mais postagens no blog a respeito da serie Mother.

Obrigado todo mundo. Obrigado Anônimo por estar aqui postando nos comentários, e todos vocês que sempre passam aqui. Realmente, acho muito bom conversar sobre o que está acontecendo e não tenho problema esclarecendo dúvidaa. Só peço que todo mundo mostra respeito, como já mostrou, e também quero mais abraços. Entre todo mundo. Sempre gosto de abraços.

ABRAÇOS!

Alex Foffano disse...

Esse Tragic é um amor. Abraço em grupo nele.

<3

Anônimo disse...

Foffano da zoeira hueauehuehauheh

Kaoov disse...

*Abraçando* kkkk

Anônimo disse...

Aeee montinho no Tragic !!!!

Anônimo disse...

Deixa eu ver se eu entendi, Foffano só vai mandar os textos quando estiverem completos, ou seja, até nada de atualizar a barrinha "revisão de texto"( que meu pressentimento me diz que deve estar entre 70 e 90%), e o Tragic esta trabalhando com patchs,e não com gráficos, testes só por último, entaum pelos meus calculos, "tudo" deve estar com uns 60%.

Tragic, seja sincero, tem chance de sair esse ano ainda?



#abraçonotragic

Anônimo disse...

Por favor,atualizem as postagens,está parecendo que a tradução está um tanto parada....

Anônimo disse...

antes de o site voltar as raises o site oficial de mother 4 estava desatualizada infelizmente mother 4 nao lançou na ultima noticia de mother ela ia ser lançada no começo desse ano(2014)mais nada ou seja o projeta esta abondonado eu nao quero fazer conflitos mais ta ai tudo que eu sei sobre mother

#fui

TragicM disse...

Como assim, o projeto de Mother 4 tá abandonado? Você não sabe disso, e não tem prova além do fato que eles não conseguirem lançar o jogo deles durante Winter 2014. Cara, inverno acabou nos Estados Unidos faz menos de um mês.

É bem mais provável que não conseguirem terminar com o desenvolvimento do jogo ainda. ;)

Anônimo disse...

bom tragic o site e o blog oficias do mother 4 faz tempo sem atualizaçoes leva a crer que esta abondonado mais ainda nao tenho certeza ainda,veja bem nem tem um segundo trailer e nem um progresso do jogo mais nao diz na notcia que ia sair da primeira parte de 2014 pois e nao lançou o jogo bom se tiver tempo de uma olhada no site ofical deles pra ver,so que eu tambem nao sei que ja atualizaram as coisa nesse ano(2014)ou seja nao faço ideia do site ter atulizado esse ano bom eu tambem vou verficar o site hoje bom e so isso

#fui

Kaoov disse...

Quais as chances das enquetes voltarem?

Anônimo disse...

Muito engraçado que para para fazer postagem falsa tem tempo, pra fazer montagens falsas tem tempo, mas na hora q de atualizar as porcentagens, postar noticias verdadeiras, postar imagens do jogo, dai apontam tudo como desculpa.
Desculpa, mas vcs naum merecem respeito, entaum naum peçam


@PessoaSincera

The Walrus disse...

Que susto! Caralho! saoijdasoidio

Alex Foffano disse...

PessoaSincera:

Um abraço para você também, que deve ter ficado com vontade.

Anônimo disse...

Mais engraçado ainda é que, quando elogiam o site e fazem uma pergunta, naum respondem, mas é só pisar no calo que ja vem respondendo. Para fins de curiosidade, citarei algumas perguntas não respondidas:
"[...] Vcs vao traduzir os sobrenomes, como o Captain Strong?[...]" -Kaoov
"[...]O q vcs acham da ideia de postar noticial semanalmente na terça-feira?[...]" -Anônimo
"[...]Quando vcs vao postar noticias do progresso?[...]" -Anônimo
"[...]Earthbound Zero remake vai realmente sair? Tem noticias do Mother 4?[...]" -Anônimo
"[...]Tem chance de sair este ano? (a tradução)[...]" -Anônimo
"[...]Quais as chances das enquetes voltarem?[...]" -Kaoov
Se quiserem responder estão aí (colocação inútil, pois vcs novamente vao ignora-las).

@PessoaSincera

Ev3rm00n disse...

Primeiramente, pau no cu da @PessoaSincera.

*ABRAÇO ATRASADO NO TRAGIC <3*
Pessoal, me animei muito por saber que o progresso real da tradução é bem maior do que o mostrado aqui no site, e realmente acho certo que não liguem pros choros pedindo pra que lancem logo, afinal a pressa é inimiga da perfeição ;)
Abraços para o Tragic, Foffano e toda a equipe. Fuzzy Pickles!

Anônimo disse...

ei na cidades de winters e summers vcs vao deixar assim mesmo ou traduzir para invernos e veroes ?

Anônimo disse...

Seria interessante se fizessem um patch exclusivo pra localização separada do patch normal!

Anônimo disse...

ola galera do earthbound brasil admiro suas postagens e estou querendo saber se a tradução chega nesse ano ? grato