segunda-feira, 13 de julho de 2015

Obrigado, Iwata

 

Dia 11 de Julho 2015 Satoru Iwata, Presidente de Nintendo, faleceu por causa de complicações com câncer.


Iwata é um grande herói meu faz tempo. De acordo com uma entrevista entre Iwata e Shigesato Itoi, Iwata basicamente salvou EarthBound durante um tempo difícil do desenvolvimento do jogo (entrevista está aqui em Inglês). Então, é por isso que temos MOTHER 2, é por isso que tinha tempo suficiente para traduzir para Inglês, e é por isso que joguei EarthBound quando criança e, anos depois, decidi traduzir o jogo para português. EarthBound é um jogo muito importante para mim e mudou minha vida, e vou sempre lembrar Satoru Iwata por tudo que ele fez para ajudar com a série.

No meu cartão de visita, sou um presidente de empresa. Na minha mente, sou um desenvolvedor de jogos. No meu coração, sou um jogador de videogames. Feito por Tofugu

Iwata também fez muitas coisas impressionantes como Presidente de Nintendo, e ele era um homem muito inteligente e se importava muito com o bem-estar de seus amigos e outras pessoas em geral.

Muitas pessoas estão falando de Iwata hoje, inclusive o próprio Shigesato Itoi:
Quando vou me despedir de um amigo, independentemente das circunstâncias, eu gosto de dizer "a gente se vê". Nós vamos nos ver de novo. Afinal, somos amigos.
Sim, completamente normal. A gente se vê.
Você embarcou numa viagem para um lugar bem distante, mesmo ela estando planejada para daqui a muitos anos. Você vestiu a sua melhor roupa e disse "sinto muito não ter avisado", apesar de não ter sido em voz alta.
Você sempre se colocou por último para pensar primeiro nos outros. Você foi um amigo tão generoso que essa viagem deve ter sido o seu primeiro ato egoísta.
Ainda não consigo entender o que aconteceu. Parece que ainda posso receber um email bem-humorado me convidando para almoçar a qualquer momento mas só depois de verificar que esse almoço não atrapalharia a minha agenda, claro.
Você pode me convidar sempre que quiser. Vou te convidar também.
Então, por enquanto, vamos planejar nos ver de novo. Você pode me ligar quando quiser, e eu te dou uma ligada igualmente. Ainda tenho muito para conversar contigo, e se me ocorrerem algumas ideias boas de verdade, vou compartilhar com você.
Então, vamos nos encontrar novamente.
Não suponho que a gente já esteja junto. Aqui e agora.

Hirokazu "Hip" Tanaka, quem fez música para vários jogos de HAL e Nintendo, fez um remix de uma das músicas do jogo "Balloon Fight" de Iwata:


E Eurogamer também fez um vídeo dos momentos mais memoráveis da carreira de Iwata como Presidente de Nintendo:

Ainda que estejamos de lados diferentes do mundo, falemos línguas diferentes, ainda que comamos batatas-fritas ou bolinhos de arroz, ainda que gostemos de diferentes tipos de jogos, todos nós aqui, hoje, somos idênticos na forma que mais importa: cada um de nós tem o coração de um jogador de videogame.
-Satoru Iwata

7 comentários:

Anônimo disse...

Adorei este artigo, Satoru Iwata é um cara que vai deixar saudades ='(

TragicM disse...

Obrigado Anônimo. Eu concordo, Iwata vai mesmo deixar saudades.

Um amigo meu fez uma imagem sobre Iwata que gostei:
http://marcotto.tumblr.com/post/124130652937/on-my-business-card-i-am-a-corporate-president

@Mike___Love. disse...

Que a família Yamauchi lhe receba de braços abertos Iwata-san, você foi o melhor presidente da Nintendo pra miim. Paz.

@Mike___Love. disse...

Belo post, o carinho e a dedicação de vocês com essa série nas traduções é incrivel e comovente, parabéns. =^) lhes desejo muita paz e rumo ao MOTHER 4! ;D

Anônimo disse...

Grande Iwata, que Deus o tenha.
Não gosto da idéia de fazer um bug report nesse post, mas aqui vai:
http://i.imgur.com/cgFbRbc.png

No Deserto, bem do lado direito da placa, se você pisar nela dá uma reação de como se tivesse dentro da água, eu acho que quando tava editando esse letreiro acabou mudando algum valor que transformou esse tile em "água", ai o Ness afunda.
Algo bem trivial, mas é sempre bom avisar.

Alex Foffano disse...

Hahaha, que bug legal! Vamos dar uma olhada, mas eu gostei assim.

Unknown disse...

Cara eu venho aqui nesse site todos os dias, e ainda ta com o tributo ao Iwata, eu sei que ele foi incrivel, mas vocês não tem mais nada pra postar?