sábado, 27 de fevereiro de 2010

MOTHER x Nintendo of America

Tudo começou nos anos 80 com o lançamento do primeiro jogo da série, MOTHER, no Japão. A aceitação do público foi enorme e teve um grande sucesso de vendas...

Entretanto, MOTHER nunca deu as caras pela América.

Chegou a existir um protótipo oficial de tradução de MOTHER para Inglês, chamado EarthBound (não confundir com seu sucessor), que deveria vir para o Ocidente antes do lançamento de MOTHER 2 (o nosso EarthBound) por aqui. Só que isso nunca aconteceu. Muito tempo depois, em 1998, um grupo de romhacking conseguiu este protótipo "emprestado" por U$ 400,00 para transformar na rom de EarthBound Zero que conhecemos.


Então, era a vez de MOTHER 2. E agora era oficial. Divulgação pesada em cima do lançamento de EarthBound. "Esse jogo fede.", anunciavam com orgulho para todo canto. Apesar do slogan besta, ele tinha tudo para ser um sucesso nos EUA...


Porém, as vendas não agradaram a NoA. Talvez os norte-americanos não estivessem preparados para um RPG tão diferente como este.

Talvez foi por causa deste insucesso de MOTHER 2 na América que a Nintendo nunca lançou MOTHER 3 por aqui. Talvez também por causa de vários elementos do enredo e do próprio jogo em si, que poderiam causar complicações para a Nintendo por serem piadas um tanto adultas, como as Magiciganas, as Máquinas de Oxigênio, etc. Muitas revistas e sites consideraram esta falta de interesse em trazer MOTHER 3 para o Ocidente a maior decepção do ano.

Mas o mais curioso é que parece que EarthBound ainda causa pesadelos à Nintendo.

Quem conhece Super Smash Bros Brawl, pode perceber que na seção de "Masterpieces" (onde você pode jogar uma demo das aventuras passadas dos personagens da Nintendo que participam de SSBB) há um buraco. Não exatamente um buraco, mas parece que está faltando algum jogo. É que na versão japonesa, uma das Masterpieces é EarthBound, que seria lançado para Virtual Console (jogos de consoles antigos para você jogar no Wii). A Nintendo of America retirou EarthBound das Masterpieces pois, aparentemente, nunca sairá para Virtual Console por aqui.


E você? Tem alguma outra teoria sobre esta raiva que a NoA tem de EarthBound? Comente!

11 comentários:

Anônimo disse...

Foffano,só uma correção,a Masterpiece de EB saiu no Brawl japonês sim,mas,misteriosamente,ainda nãofoi lançada para Virtual Console por problemas de copyright :O

Alex Foffano disse...

Corrigido. \o/

Anônimo disse...

O Mother 3 vai ter os mesmos problemas que o seu de SNES do EarthBound?

Anônimo disse...

o primeiro MOTHER não foi lançado por aqui por causa do tempo, eles não tinham propaganda, o SNES já tinha saído do forno, ninguem mais se importava com o NES, os unicos RPGs do tempo eram Final Fantasy e Dragon Quest, que por teorias, tem os mesmos moldes do primeiro MOTHER. então o carucho foi esquecido. EarthBound foi lançado aqui então. não fez bastante suscesso porque todo mundo queria jogos de açao e coisas do tipo. então, EarthBound não vendeu muito bem; e se algo não vende bem, a Nintendo não quer saber. e esta é a explicação de porque MOTHER 3 (que pra mim é o melhor jogo de GBA)não foi lançado por aqui.
Até hoje a Nintendo tenta em fazer as pessoas esquecerem de EartBound com outros jogos de lançamento mas... os fãs da série, tem a trilogia a sua disposição graças ao rom hacking e os emuladores.
E se a Nintendo compensar este erro?
será que MOTHER 1+2+3 vai chegar por aqui?
A Nintendo vai lançar ''EarthBound Origins''(um remake do primeiro MOTHER com graficos de MOTHER 3) e Earthbound 2(MOTHER 3)??
Todos nós saberemos um dia.

.:: Iury ::. disse...

Isso é tenso .

Pkmn 337 disse...

Sempre achei estranho colocarem um slogan para descredibilizar o jogo...

Anônimo disse...

Apesar dos apesares, foi nossa culpa a NoA odiar tanto Mother, foi um fracasso no ocidente!
Mas não entendo agora como eles não veem que o público já está grande para lançar =/

Alex Foffano disse...

"Nossa" não, o Brasil não teve muita culpa nisso...

Eu tenho certeza que, se um MOTHER 1+2+3 fosse lançado no Ocidente, a maioria dos fãs da série não se contentariam em ter apenas a rom.

Que ela seria um sucesso de vendas entre os fãs, isso é certo... Mas será que isso também ocorreria com o público que não conhece?

Apesar de fortes, os fãs de MOTHER não são tantos assim...

É uma coisa complicada...

Alex disse...

^
É isso aí cara, não sei porque mas a nova geração de gamers está ficando muito fresca, ontem mesmo no intervalo da minha escola, estava ouvindo uns mulequinhos falarem que jogos em 2D são ruins, lixos e etc e jogos 3D são melhores por causa dos gráficos e que Fable 2 é superior aos RPGs do SNES (quase esganei o muleque que falou que os RPGs do SNES são lixos), ou seja, é provavel que vai vender legal, mas nada do tipo "BOOM", a série pode até conseguir novos fãs mas nada ao estilo Final Fantasy.

Poxa... eu queria um Mother1+2+3, seria legal se a nova geração de gamers percebece que oque vale em um jogo de RPG não são somente os gráficos, seria legal a nova geração explorasse o jogo mais a fundo.

Rafa disse...

Eu posso está enganado, mas acho que existe algum problema relacionado à cultura dos Estados Unidos que faz com que a Nintendo evite lançar Mother por lá.

Rafa disse...

Pois é Alex, hoje os caras jogam Free Fire e outros jogos de celulares, além de jogos modernos com super gráficos, e ficam achando que estão jogando jogos de verdade. Não é preconceito nem nada, mas convenhamos que tem muitos jogos de celulares que só servem pra arrancar dinheiro de bobos. Até tem jogos bons, mas muitos deles só divertem no início e depois enjoam. Quanto aos jogos lindos que existem atualmente, tem jogos do Nintendinho que dão uma surra neles.