sábado, 9 de janeiro de 2010

O Manual de EarthBound!

Quem já teve um cartucho original de SNES talvez entenda: o preço mais em conta de um cartucho pirata não vale a pena.

O jogo podia funcionar perfeitamente (difícil) e até salvar (mais difícil ainda), mas não tinha a beleza e graça de um cartucho bonito, com parafusinhos, uma capa com o selinho da Nintendo brilhando e, principalmente, o manual do jogador dentro.

O meu cartucho de EarthBound é original, ganhei do meu cunhado (valeu, Will!), mas, infelizmente, foi só o cartucho mesmo... Nada de capinha nem manual.

Não sei se algum de vocês já viu o manual de EarthBound, mas posso dizer uma coisa com certeza: é tão divertido quanto o jogo.



Um tempo atrás, alguém postou o manual em PDF em alta qualidade na Internet. Deem uma olhada:

Página simples:
Online
Download

Página dupla:
Online
Download

Como viciado em EarthBound e em traduções, tenho vontade de traduzir este manual de acordo com a nossa tradução... Mas ele é grande... Tenho coisas mais importantes para fazer no momento. Coisas que começam com "M" e terminam com "3"...

...

Eu queria aproveitar e analisar o resultado da nossa última enquete:




Devo dizer que esta enquete realmente me surpreendeu. Não fazia ideia que o maior número de fãs de EarthBound (pelo menos os freqeunatdores do EarthBound Brasil) estivesse entre 11 e 15 anos. Se o jogo foi lançado em 1995, alguns nem eram nascidos na época.

Estou feliz. Parece que EarthBound está indo rumo à nova geração, inclusive no Brasil. Isso mostra que o que importa para um jogo ser bom não é o gráfico, e sim a jogabilidade... Ou a música? Quem sabe a história? Hummm... Nova enquete.

20 comentários:

Oji Neko-san disse...

tudo =D
adoro Earthbound mesmo tendo jogado o mother 3 antes =D

Duke disse...

Pra mim.. uma boa Jogabilidade é diversão tambem.. Então não faz sentido ter diversão lá =X

.:: Iury ::. disse...

"Isso mostra que o que importa para um jogo ser bom não é o gráfico, e sim a jogabilidade..."

Falou tudo, nem sempre o gráfico é o que importa, a jogabilidade e a história têm de ser boas também...

o/ Tenho 14 anos estou entre os 61% da enquete...
Eu votei em enredo porquê, não tinha "enredo e jogabilidade" ou múltipla escolha então ...

Obs. Ler o manual é mais divertido que jogar EB xP (mentira... é quase verdade >.<)

CaioCP disse...

Hoje em dia os games estão entrando em decadência, eles estão sendo produzidos apenas para serem vendidos sem ao menos ter uma história ou jogabilidade decente, um bom exemplo é o novo final fantasy XIII uma completa decepção pela vista da maioria.
Antigamente os jogos eram feitos pensando no entretenimento, e assim o enredo era mais bem trabalhado, tanto que, me desculpem alguns fãs de Mother 3, mas eu achei o jogo um pouco decepcionante pois esperava algo um pouco melhor apesar de que Earthbound foi e continua sendo um dos melhores se não o melhor rpg que eu ja joguei e tive o prazer de possuir o cartucho original(sem manual tbm infelizmente). Por isso acho q varis jogos antigos são reconhecidos até hoje mesmo por pessoas mais novas.

Anônimo disse...

COncordo com o Caiocp,e FOFFANO,PARE DE FAZER ENQUETES,EU PRESISO FAZER UMA! D:

Alex Foffano disse...

Caiocp:

É exatamente o que eu penso, gráficos só servem pra encher olhos.
Não me esqueço uma vez que estava jogando MOTHER 3 na lan house onde trabalhava ano passado, digo, 2008 (ainda não acostumei) e veio um menino aleatório e simplesmente falou "que paia" sem ao menos se preocupar em perguntar nada.
Esse tipo de gente, quando assiste a um trailer de um novo jogo, pode perceber, vai falar algo do tipo "que foda, olha o gráfico".
Ah, você tocou no meu ponto fraco. Escreveria uma monografia sobre isso se fosse possível...
Mas eu não me decepcionei nem um pouco com MOTHER 3... =P

Set:

Eu encerro a enquete, normalmente, aos sábados de manhã e colho os resultados para fazer um gráfico, isso é, se o resultado for interessante para os leitores...
Sei lá, vou deixar essa semana para você então, só lembre-se de salvar um print da enquete terminada para mim, caso eu não a veja, ok?

Anônimo disse...

Ei galera do EBBR!! Eu tenho uma idéia que é !!SUPER!! maluca! =D

Se a equipe conseguissem arrumar uma outra equipe que criam jogos em 3D, vocês poderiam pedir ajuda para refazer o EB em formato em 3D para o PC!! =D Caso vocês saibam como cria jogos em 3D , nem vai precisa de outra equipe.

Um dos meus sonhos seria joga (ou até mesmo cria[mas não tenho manha com isso]) um EB Original em 3D com a mesma história!


É meio louca essa idéia ,mas se vocês concordasem eu ficaria totalmente grato!

Anônimo disse...

aew equipe do ebb só me diz uma coisa a traduçao vai sai no final do ano ou antes ou ano que vem?
vcs devem ter uma previsao ne?

Anônimo disse...

Anonimo 1: Bom,Earthbound em 3D seria muito dificil,tanto que (eu acho) não tem nem um game parecido com EB para PC para fazer mods,esse não é um sonho só seu,mas de muitos fãs de Earthbound,e,acredite,se fosse possivel,alguém teria feito.Nossa unica esperança é esperar a Nintendo atender as preçes dos fãs de EB :D

Anônimo 2:A tradução de EB ou de M3? a de EB só falta revisar,enquanto a de M3 ainda estamos no meio,masvai ser BEM mais rápida que a de EB.

Alex Foffano disse...

Set:

Correção: A tradução de EB falta só inserir o texto. A revisão eu já fiz. =D

CaioCP disse...

O sonho do EB 3d já não é mais tão impossível, tanto que alguen ja pensou nisso a algum tempo: http://forum.starmen.net/forum/Fan/Games/FANGAME-MOTHER-64

Fiquei com um pouco de preguiça de ler mas parece que estão tentando recriar EB64 com o que der.

Anônimo disse...

Caiocp:
Esse post é antigo,não? Li um parecido com esse em 2008

Set:
Ah,sim,não estou me concentrando mais em EB,já que terminei a minha parte XD.Tem notícias do Jared?

Anônimo disse...

Bem legal o EB 3D que estão tentando fazer, mas oqu seria muito mais muito é que se fosse em 3D só q como os sprites do SNES... Não sei explicar como, mas é mais ou menos assim... =/

Algum dia (TALVEZ, BEM TALVEZ... infelimente)eu irei criar (tentaR né já que não sou bom nisso) o EB em 3D.

Tem um video no Youtube que uma pessoa fez a Onett e as outras cidades o EB em 3D, seria desse jeito que queria mas é claro que não os personagens andando que nem no Paper Mario... Ele totalmene em 3D que nem no SSBB.

Flws ae falei demais... o_o

Kellmarx disse...

Olá, pessoal.

Será que a inserção do texto não poderia ser acompanhada de um percentual de conclusão? É que estou muito ansioso... ^^"

Abraço para vocês!

ryguet disse...

Galera q isso ! o site saiu do ar ? Oo hoje ja deve ser dia 20 de fevereiro (axo q eh isso sei la) e o ultimo post eh do dia 9 de janeiro !! q q aconteceu ?

ou eu to maluco ?
eu kero muito a traduçao do EB .buaa . xD

ryguet disse...

IHHHH TO MALUCOO EH JANEIRO . kkkkkkkkkkkk

liga nao eu so esquisofrenico..

ok , eh mentira mas.. po falaram q ia sair no final do ano e ate agr nao saiu ..só to comentando. nao vo e nen tenho o direito de reclamar pq o q vcs tao fazendo ja eh maravilhoso mas vai demorar muito ainda pra sair a versao final . =(

Alex Foffano disse...

ryguet:

AHUAHUAUHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHAUHAUHAUHAUHAUAH... *puf* *puf* ...AHHAUHAUAHUAHAUHAUAHUA!!!

Desculpe, não consegui segurar! XD

Pois é, a parte que falta para lançar EarthBound tá mais enrolada do que parece... Mas, em compensação, em pouco tempo já terá MOTHER 3 no mais doce e belo Português!

ryguet disse...

HUAHUHUAHUAHUA , nao precisa se desculpar , kkkkkkkk akilo foi a maior burrice q eu ja fiz na minha vida .Oo mas se liga na hora da parada. eram 5 h da manhan eu tava com sono neh . da um desconto . hehe

Po mas ,sinceramente eu no momento nao to interessado no mother 3.(só uma pergunta, esse mother 3 eh de qual videogame???).
estou mais interessado no earthbound só .. mas ta dmeorando mesmo . =(
vlw

Pkmn 337 disse...

Earthbound pirateado.......hehe.
Já vi no youtube um video que mostrava que o jogo possuia um sistema anti pirataria nele, se o cartucho fosse pirata ou algo assim, occoria toso tipo de defeito, incluindo congelar o jogo justo no meio da batalha contra giygas forçando-o a resetar o jogo e descobrir que os saves foram apagados....

gui disse...

eu ja salvei earthbound so que foi dificiu para passar do deep darkness mas depois que eu salvei fiquei muito feliz